Cofinanciado por:
Designação do projeto | JMF – Carpintaria Eficiente e Internacional
Código do projeto | Código Universal CENTRO-04-3827-FEDER-000905 / CENTRO-04-3321-FSE-000612
Entidade beneficiária | Carpintaria J. Marques Ferreira Lda.
Região de intervenção |Centro
Designação | Empreendedorismo SI 2E – CIM VISEU DÃO LAFÕES Programa Operacional Programa Operacional Regional do Centro
Eixo Prioritário| Promover e dinamizar a empregabilidade (EMPREGAR E CONVERGIR)
Objectivo principal| Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Data de aprovação |30-04-2019
Data de início |28-12-2017
Data de conclusão |20-12-2019
Custo total elegível | 177297,23
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER- 60%/ FSE – —
Objectivos, Actividades e Resultados Esperados/Atingidos:
Resumo A empresa pretende inovar e internacionalizar a sua Actividade, acrescentando novos equipamentos e apostando na qualidade e numa área comercial de exposição eficiente. A empresa pretende investir ainda na adaptação e modernização de um espaço dedicado do armazém de modo a transformá-lo num espaço comercial moderno e adaptado às exigências dos clientes, apostando ainda num modelo de eficiência energética e ambiental.
Descrição da Operação O projecto consiste na modernização da empresa, ao nível das infraestruturas e equipamentos, da área de exposição ao cliente, bem como da melhoria das condições de trabalho para os colaboradores e clientes e eficiência ambiental e energética. Este investimento é complementado com o reforço do nº de colaboradores (criação de um posto de trabalho) e ainda com o incremento de ferramentas de marketing digital destinadas à internacionalização da empresa para França e para a Suíça. Com este projecto, a empresa pretende aumentar a sua competitividade, designadamente pela melhoria da eficiência produtiva, comercial, energética e ambiental e humana.
Objectivos da Operação Gerar vendas no mercado nacional e internacionalizar para França e Suíça e a consequente rentabilidade e sustentabilidade do negócio, através do aumento da capacidade produtiva, da qualidade dos produtos e serviços e das ferramentas comerciais; Refuncionalizar as infraestruturas ao nível da área de exposição e atendimento ao cliente e investir em novos equipamentos da empresa, de modo a proporcionar melhorias significativas no domínio das prioridades estratégicas da empresa – qualidade, flexibilidade, entrega, custo; Inovar no processo organizacional e operacional, através da introdução de novos equipamentos e tecnologia de suporte à Actividade de carpintaria. Reforçar a estrutura de recursos humanos e trabalhar para a sua solidez e sustentabilidade. Fomentar as boas práticas no domínio da igualdade e da conciliação entre a vida profissional e pessoal. Realizar um investimento FEDER no montante de 190.938,87€ acrescido de IVA, até final de 2019. Criar 1 posto de trabalho em 2019, na área produtiva, criando condições para a valorização dos colaboradores da empresa e das suas competências e para a sustentabilidade dos postos de trabalho existentes e a criar. Diminuir os riscos do impacto dos resíduos em pós que resultam da actividade de carpintaria na saúde dos colaboradores. Aumentar a eficiência energética através da substituição da iluminação interior das infraestruturas por iluminação LED.
Resultados alcançados Dados os objectivos a que a Carpintaria JMF se propôs, mesmo sem o projecto aprovado, foi realizando os investimentos. Apenas em Abril de 2019 viu formalmente o seu projecto aprovado tendo já executado parte do projecto, assumindo o risco da não aprovação. Solicitou o prolongamento de 18 meses de execução até 20 de Dezembro de 2019, por forma a terminar o investimento. Os objectivos a que se propôs foram alcançados na sua generalidade. Com o projeto a Carpintaria JMF modernizou a empresa,
ao nível das infraestruturas e equipamentos, da área de exposição ao cliente, bem como da melhoria das condições de trabalho para os colaboradores e clientes e eficiência ambiental e energética, designadamente pela melhoria da eficiência produtiva, comercial, energética e ambiental e humana.
FSE Apesar da contratação de 1 Recurso Humano conforme previsto este não reuniu as condições necessárias de elegibilidade pelo que o objectivo de criação de posto de trabalho foi cumprido, não tendo
sido realizada a despesa/investimento da componente do FSE.